quarta-feira, 22 de abril de 2009

Amigos Escrevem


Campinas, antes do golpe de1964, era linda, como se observa nas imagens. Depois da “redentora de 64”, os Ruys Novaes apareceram arrasar a cidade. Até hoje, eles estão arrasando a cidade. O norte do Paraná e o sul de Minas despejaram migrantes nas “grandes cidades” e Campinas cresceu em população e não em arrecadação. Deu no podemos ver: bairros enormes, invasões de milhares de pessoas e falta de Urbanização e Saneamento. Saúde, Educação, Transporte e Habitação, desapareceram. Cultura desapareceu. Veja as destinações do Orçamento Municipal: os vereadores, ignorantes de pai e mães, aprovam verbas para obras bem altas e nada para a Cultura.

É só ver na História e descobrir que isso tudo coincidiu com a “revolução” de 64. Ruy Novaes já existia, mas se revelou ou, assumiu, com os militares. A corrupção foi introduzida por eles; e grassa até hoje.

Poucos nomes se insurgiram contra a demolição do Teatro: dois arquitetos, que agora estão no “ceu”, foram contra, porque sabiam que retirar o Teatro de lá era apenas questão imobiliária... Rachaduras existiam no cérebro dos políticos da Arena (talvez nos do PDB também) e infiltrações existiam na moral dos responsáveis pela administração pública.

Mas foram bons tempos, aqueles da Campinas de antes de 1964. A Cultura tinha até Teatro, o transporte tinha até bonde, a Saúde tinha o Drs. Penido, Boldrini, a segurança pública tinha o Dr. Cid Leme e por aí vai. As coisas da cidade eram precedidas por nomes próprios: Bar era o Ideal cujo sucesso eram os garçons Faca,Tóta e Mossoró. Até a cerveja era feita aqui na Cervejaria Colúmbia; lá na av. Andrade Neves.

Campinas era ótima cidade. Era. Hoje está cheia de Ignorância e gente para quem falta de tudo; aliás para o Brasil também.

Alexandre Caldas.

Um comentário:

Ana Alice disse...

Alex,
choras de barriga cheia.Isto,porque não conhece a realidade de Ribeirão Preto.