quarta-feira, 3 de setembro de 2008

Anônimos covardes



Matéria publicada aqui sob o título Você Decide, datada de 13 de agosto, continua causando polêmica entre meus amigos leitores. Foi, até hoje, o texto mais comentado. Alguns inflamados fogem da essência e chegam até a agressões pessoais. Baixam o nível do debate levando-o do campo das idéias para o campo de futebol. O lado positivo é que, de maneira geral, podemos ver o grau de despolitização que cerca o debate. Na verdade, o artigo que gerou a polêmica, queixava-se exatamente desta realidade, ou seja, da falta de conteúdo político ideológico de alguns candidatos. Agora podemos constatar que o problema é também de eleitores. O que mais me chama atenção é que algumas postagens chegam com pseudônimos ou sem identidade verídica. Acredito que quem se esconde atrás do anonimato para debater idéias, é um covarde da pior espécie. Como toda virtude a coragem só existe no presente. Mas é verdade que continuar é recomeçar sempre e que a coragem, não podendo ser
“nem entesourada nem capitalizada” só continua sob essa condição, com a duração sempre incoativa do esforço, como um começo sempre recomeçado, apesar do cansaço, apesar do medo e por isso sempre necessário e sempre difícil... “È preciso, pois, sair do medo pela coragem”, dizia Alain; “e esse movimento, que começa cada uma de nossas ações, também está, quando é retido, no nascimento de cada um de nossos pensamentos.” O medo paralisa, e toda ação, mesmo de fuga, furta-se um pouco a ele. A coragem triunfa sobre o medo, pelo menos tenta triunfar, e já é corajoso tentar. Qual virtude, de outro modo? Qual vida? Qual felicidade? Um homem de alma forte, lemos em Spinoza, “esforça-se por agir bem e manter-se alegre”, confrontando com os obstáculos, que são muitos, esse esforço é a própria coragem.
Por se tratar do bem comum, dos destinos da humanidade, política não é lugar para covardes. Aliás, nenhum lugar é.
Àqueles candidatos que se escondem no anonimato ou através de seus assessores, que por sua vez se escondem sob pseudônimos, não merecerem pertencer a classe política, ou mais, não merecem seu voto. E basta isso.

3 comentários:

Anônimo disse...

Gilson.. um email para todo mundo a cada post seu é muito... não precisa avisar vi email cad vez que atualiza seu blog. Quem gosta do blog vai entrar sempre... e mail quase todo dia cansa e dá vontade de não vir aqui.

Anônimo disse...

E mais: moderar comentários é censura ´prévia. Blog é público, criou,, tem que estar aberto a comentários.. e não a censura.

Gilson Filho disse...

Concordo plenamente.Ocorre que o provedor coloca a moderação como regra.Você pode me orientar como fazer para liberar geral.
gf