segunda-feira, 17 de novembro de 2008

Filhos? Melhor não tê-los




Ontem o jornalista Ozéias Tolentino chegou ao happy-hour do Jockey desolado.
Passou o final de semana procurando entender por que seus dois filhos vivem tão alienados. Vão as aulas na universidade, sim. Mas, ocos. Não lêem nada, nunca foram a um concerto sinfônico, ignoram cinema, teatro ou qualquer outra atividade que fale diretamente aos ideais superiores, à reflexão como exercício de sabedoria.
-Não consigo entender, só vivem nas raves, em churrascos ou nas centenas de botecos espalhados pela cidade. Quando em casa, estão no MSM, Orkut...
Julinho Trentini que perde o amigo, mas, não perde a mania de provocar, meteu a colher:
- Ozéas, você se lembra de quantas vezes na vida você levou seus filhos ao teatro? A concertos sinfônicos? Quantas histórias você leu a eles quando ainda crianças? Quantas vezes você deixou de ir a um churrasco para acompanhá-los a uma feira de livros, por exemplo?
Com os olhos marejados nosso afável confrade cearense não se fez ofendido:
- É verdade. Tens razão. E justo eu que passei a vida escrevendo sobre isso. Alertando sobre isso. Cai na armadilha: façam o que eu falo... Deleguei aos professores.
Do outro lado da mesa, querendo tirar da seringa, o professor Marino Maradei sentenciou:
- É como age a maioria dos pais. Nós professores temos boas intenções, mas...
Julinho golpeou rápido. No fígado:
-Ora, Marino... De boas intenções o inferno está cheio. Professor, hoje, ou vive de licença, ou está preocupado em dar sua aulinha medíocre e sair logo para a mesma festa dos alunos... Me diga uma coisa: Há quanto tempo você dá aulas?
-Vinte e seis anos...
-Nestes 26 anos, quantas vezes você recomendou a seus alunos uma peça de teatro que tenha assistido. Quantas foi ao teatro? Quantas vezes os organizou em grupos para acompanhá-los a um concerto, a uma feira de livros, a uma exposição, a um espetáculo de dança?
O longo silêncio que se seguiu só foi cortado pela voz torniturante do poeta Bosco Martins:
-Filhos? Melhor não tê-los...

Nenhum comentário: