quarta-feira, 10 de junho de 2009

LULA, A NOSSA MARIA ANTONIETA


- O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou nesta quarta-feira, em entrevista exclusiva à agência de informações Reuters, que o Brasil fará um empréstimo de US$ 10 bilhões ao Fundo Monetário Internacional (FMI).


- Ontem o Fernando Kachassa me presenteou com uma cópia de "Garapa" o mais recente filme de José Padilha. É impressionante. O Filme mostra três famílias que sofrem com a fome. Das famílias que Padilha filmou, apenas duas recebem dinheiro do Bolsa Familia, enquanto a terceira não tem documentos para se registrar. Uma família tem duas filhas e está na região urbana de Fortaleza; outra tem 12 filhos e mora perto de uma cidade da zona rural do Estado, e a última tem três filhos e vive no "meio do nada", no interior.
Citando uma pesquisa sobre segurança alimentar feita pelo Ibase, Padilha disse que 11,5 milhões vivem a mesma situação das famílias de seu filme. Esse tipo de pesquisa, porém, não é capaz de “comprovar” se a fome existe de fato na população pesquisada, porque tudo se baseia em autodeclaração. Há uma ou duas perguntas objetivas, mas, na maior parte, elas medem mais expectativas, temores, frustrações. Um exemplo: “Nos últimos três meses, os moradores deste domicílio tiveram a preocupação de que os alimentos acabassem antes de poderem comprar ou receber mais comida?” Com perguntas assim, a pesquisa concluiu que 21% dos beneficiários (11,5 milhões) têm insegurança alimentar grave (fome), 34%, moderada (restrição na quantidade de alimentos) e 28%, leve (não há falta de alimentos, mas o temor de que venham a faltar).

Pois então, que comam brioches. Viva Lula.Viva o FMI. Viva a nossa Maria Antonieta

Nenhum comentário: