sexta-feira, 18 de julho de 2008

João Garcia lança novo livro hoje em RP






“Dos livros que escrevi, esse me foi o mais fácil. Recebi os textos praticamente prontos de um tabelião da cidade de Batatais...”

É assim que o jornalista e escritor João Garcia Duarte Neto abre seu terceiro livro, que só escapa de ser uma não-ficção, porque, aos relatos que realmente recebeu prontos, o autor acrescenta, com sua veia de cronista bem-humorado, e de incansável observador de seu tempo, a exposição implacável de costumes e vicissitudes através de impagáveis tiradas. São personagens tão reais quanto as que você encontra logo ali na esquina. Com uma diferença: nunca são óbvias. E quando não comoventes, chegam a ser hilariantes. Arrancam lágrimas e gargalhadas. Indiferença, jamais. São pessoas apaixonantes.

A narrativa, no melhor tom do néo- realismo, esbarra no realismo fantástico, ao recriar figuras do universo caipira, da história brasileira do fim do século 19 e boa parte do século 20. Por isso, também, os casos relatados compõem um cenário que interessa a todos os que se debruçam sobre a vida brasileira: “abrangem, largo período de tempo, aproximadamente de 1894 a 1964, exatamente o ano em que o Brasil perdeu um pouco de sua graça”, escreve o autor, alfinetando o passado recente.

“As Anedotas Picantes do Dr.Gabriel” mostra um universo cruel e picaresco onde circulam coronéis, apaniguados, mulheres fáceis ou beatas, amantes burlescos e adultérios à moda da roça: no mato, ao som da sanfona, com as bênçãos do marido. Também se esmiúça a aristocracia rural decadente e as mazelas de um tempo cinzento, em que a redenção só chega através da religião, do sonho, do sexo, ou - no caso desse livro - da boa literatura. Vale a pena mencionar também a fina técnica do autor ao manter, durante toda a leitura, um suspense intrigante que só se resolverá no fim da obra, como convém aos melhores livros policiais.

Esta é a terceira obra publicada pelo jornalista João Garcia, que escreveu também “Dioguinho, o Matador de Punhos de Renda”- sobre o bandido caipira mais famoso do interior paulista e “O Caminho do Ouro” - o relato sobre a reportagem feita em cima de cavalo, percorrendo mais de 1.600 quilômetros do caminho do bandeirante Anhangüera, entre São Paulo e Goiás.

O título deste livro foi escolhido pelo editor Sérgio de Souza [1934-2008], que fez a revisão do texto de João Garcia - um de seus últimos e históricos trabalhos à frente da Editora Casa Amarela.


SOBRE O AUTOR


João Garcia Duarte Neto, paulista de Santa Rosa de Viterbo, tem 37 anos de Jornalismo.

Fez sua iniciação profissional em São Paulo, capital, na revista “Bondinho”, editada por Sérgio de Souza e José Hamilton Ribeiro. Trabalhou em redações de vanguarda em São José do Rio Preto, Campinas e Ribeirão Preto, ajudando a implantar uma nova escola de Jornalismo no interior de São Paulo. Já na EPTV Ribeirão, onde foi editor, produtor, chefe de reportagem e gerente divisional, recebeu em 1992 o prêmio Libero Badaró de Jornalismo pelo melhor programa de televisão do ano, o documentário “O Canto da Piracema”. Casado, 3 filhos, dois netos, é hoje diretor editorial de A Cidade, de Ribeirão Preto, SP, onde comandou a reformulação bem-sucedida de um dos mais antigos e tradicionais jornais brasileiros.


Formato:14x21cm

Acabamento: brochura

Nº Páginas: 192

ISBN: 978-85-60814-16-9

Preço: R$ 32,90

Fone: (11) 3819-0130

E-mail: livros@carosamigos.com.br

www.carosamigos.com.br

Nenhum comentário: