sexta-feira, 15 de agosto de 2008

Marcia Delmondes em Ribeirão



A experiência de passar pelo Grupo Raça Cia.de Dança Contemporânea
coloca a professora Márcia Delmondes, 31, entre os mais qualificados profissionais da área no Estado de São Paulo. Apesar das poucas vagas, Márcia foi contemplada em 2007, com uma bolsa de estudos integral no “Raça”, grupo referência na dança contemporânea brasileira.
Durante dois anos em contato com o grupo, a metodologia influenciou a carreira de Márcia Delmondes. "As aulas são programadas em módulos que duram aproximadamente dois meses. Elas são compostas por: aquecimento, barras, solo, seqüência coreográficas. Preparam muito bem as pessoas. O trabalho é intenso e isso faz com que o bailarino consiga visualizar, absorver e compreender minúcias de uma coreografia, explicou Márcia.
Dentre as técnicas ministradas pelo grupo, alguns itens merecem um destaque maior. "É muita disciplina. Existe uma preocupação com a progressão. De tudo, o que a gente mais aprende é a presença de palco", disse Márcia, que leciona há 15 anos.
Contratada pela Rose Ballet School, Márcia Delmondes chega a Ribeirão Preto para ministrar aulas de ballet clássico, contemporâneo e jazz.

Raça Cia. de Dança

O Raça Cia. de Dança é dirigido por Roseli Rodrigues, um nome conhecido no cenário da dança brasileira, considerada uma das referências da dança no Estado de São Paulo. Inspirada na música e na garra traduzida pela música “Raça” de Milton Nascimento, Roseli cunhou o nome Grupo Raça que, durante os anos 80 se firmou no cenário da dança do país como uma das mais importantes companhias de jazz dance. Ao longo dos anos, a companhia se transformou numa referência dentro da cena contemporânea brasileira da dança. Mário Nascimento, Ivonice Satie, Luis Arrieta, Henrique Rodovalho, são alguns dos coreógrafos que o Grupo Raça teve oportunidade de trabalhar em seus 26 anos de trajetória.
Em 2001 e 2002, com o apoio da Funarte e Ministério da Cultura, o Grupo Raça circulou com espetáculos e workshops por Minas Gerais e São Paulo e, como convidado, realizou uma turnê pelas cidades de Roma, Terni, Salermo, Tagliacosa, Crotone, Enna, Calabicheta, Piazza Armería e outras cidades da Sicília. Em 2004, apresentou-se em Portugal no 39º Festival de Sintra, e em 2005 foi convidado especial para Noite de Gala do 23º Festival de Joinville. Em 2008, a companhia foi selecionada para o Panorama Sesi de Dança.

Nenhum comentário: